BARRA DA TIJUCA
Américas Medical City - Av. Jorge Cury, 550, Bloco A, Sala 381.

Tel: (21) 99702-4220 / (21)3444-5981 / (21)3444-5722 / (21)99702-4225


BOTAFOGO
Hospital Samaritano Botafogo - Rua Bambina 98

Tel.: (21) 99702-4220 /  (21)3444-1000 / (21)3444-1590 / (21)99702-4225

A região onde o rim se une ao ureter (canal que leva a urina do rim até a bexiga) é denominada Junção Ureteropiélica.

Pieloplastia

A PIELOPLASTIA ROBÓTICA é um procedimento cirúrgico realizado para pacientes com o diagnóstico de Estenose da Junção Ureteropiélica (JUP), quando ocorre uma redução do calibre da junção entre o rim e o ureter. Este estreitamento da junçãopode ocorrer por alguns fatores mas os mais comuns são o posicionamento indevido de uma artéria renal que chega ao órgão na frente da junção e um estreitamento da parede do ureter.
 

Com o tempo, o paciente passa a ter a urina acumulada no rim comprometendo a sua parte funcional. Para tratar esta patologia é preciso realizar a retirada da estenose (diminuição do calibre) e a posterior reconstrução, através de sutura.
 

Pelo procedimento cirúrgico é possível a ressecção da área afetada e a reconstrução da região saudável do rim com o ureter. Vale mencionar que o ureter apresenta apenas 4mm de espessura e, por ser demasiadamente estreito, a visualização é dificultada e a sutura deve ser bastante delicada.
 

A vantagem do procedimento robótico consiste justamente em permitir uma melhor visualização, além de conferir ao médico maior delicadeza de movimentos.

Para o paciente, os benefícios da realização deste tipo de cirurgia através da robótica são a redução dos riscos de infecção, além do menor tempo de hospitalização, a redução da dor no pós-operatório, a melhor recuperação e ainda um resultado estético mais satisfatório, uma vez que o uso de pequenas incisões reduz a cicatriz e as assimetrias abdominais, comuns às cirurgias convencionais.

Benefícios

  • Controle preciso dos instrumentos, pinças articuladas e delicadas que reproduzem com perfeição os movimentos da mão do cirurgião;
     

  • Ergonomia: Postura confortável e posicionamento fácil e rápido;
     

  • Resolução mais efetiva fornece imagens mais claras e melhor detalhamento dos planos dos tecidos e anatomia crítica;
     

  • Menor sangramento e menor chance de transfusão sanguínea;
     

  • Menor tempo de hospitalização;
     

  • Menos dor pós-operatória;
     

  • Melhor resultado estético;
     

  • Menor incidência de infecção de ferida operatória;
     

  • Filtração do tremor da mão humana;
     

  • Retorno mais rápido às atividades.