BARRA DA TIJUCA
Américas Medical City - Av. Jorge Cury, 550, Bloco A, Sala 381.

Tel: (21) 99702-4220 / (21)3444-5981 / (21)3444-5722 / (21)99702-4225


BOTAFOGO
Hospital Samaritano Botafogo - Rua Bambina 98

Tel.: (21) 99702-4220 /  (21)3444-1000 / (21)3444-1590 / (21)99702-4225

A NEFRECTOMIA PARCIAL (NP) é a remoção de parte do rim que, geralmente, está acometido por um tumor.

A NEFRECTOMIA TOTAL é a remoção de um dos rins. Geralmente são retirados o rim, os gânglios da proximidade, a glândula supra renal e parte do ureter.

Nefrectomia

Parcial e Total

O câncer de rim atinge homens e mulheres, geralmente depois dos 50 anos. Na maior parte dos casos é descoberto de forma ocasional, por ainda não apresentar sintomas. Os pacientes que já apresentam sintomas podem relatar perda importante de peso, sentir dores nas costas e terem sangramentos ao urinar. Vale lembrar que, se descoberto em fase inicial, há grande probabilidade de cura e de preservação de parte do rim.

 

Nefrectomia Parcial e Total Robótica ou Robô-Assistida

A cirurgia tem o objetivo de curar o câncer de rim. Através da Nefrectomia parcial o tumor, é ressecado e o órgão deve ser reconstruído de forma rápida, evitando lesões renais pela isquemia (fechamento temporário da artéria renal para possibilitar a remoção do tumor sem grande sangramento). Pelo procedimento robótico a sutura para a reconstrução do rim é mais rápida e segura que a feita por via laparoscópica possibilitando menor tempo de isquemia e maior segurança.

 

Por este procedimento evitam-se sangramentos, minimiza-se a dor e a recuperação no pós-operatório se dá de maneira muito mais rápida do que nas cirurgias abertas. O paciente consegue retornar às suas atividades normais em um curto período de tempo.

 

A escolha por este tipo de cirurgia é crescente, pois trata-se de um procedimento minimamente invasivo, que não necessita de grandes incisões abdominais, com bastante segurança e agilidade na reconstrução do rim remanescente.

Benefícios

  • Controle preciso dos instrumentos, pinças articuladas e delicadas que reproduzem com perfeição os movimentos da mão do cirurgião.
     

  • Ergonomia: Postura confortável e posicionamento fácil e rápido
     

  • Resolução mais efetiva fornece imagens mais claras e melhor detalhamento dos planos dos tecidos e anatomia crítica
     

  • Menor sangramento e menor chance de transfusão sanguínea
     

  • Menor tempo de hospitalização
     

  • Menos dor pós-operatória
     

  • Melhor resultado estético
     

  • Menor incidência de infecção de ferida operatória
     

  • Filtração do tremor da mão humana
     

  • Retorno mais rápido às atividades