BARRA DA TIJUCA
Américas Medical City - Av. Jorge Cury, 550, Bloco A, Sala 381.

Tel: (21) 99702-4220 / (21)3444-5981 / (21)3444-5722 / (21)99702-4225


BOTAFOGO
Hospital Samaritano Botafogo - Rua Bambina 98

Tel.: (21) 99702-4220 /  (21)3444-1000 / (21)3444-1590 / (21)99702-4225

A CISTECTOMIA OU CISTOPROSTATECTOMIA RADICAL é a retirada da bexiga, próstata e vesículas seminais.

Cistectomia

A cirurgia pode ser indicada em casos de tumores da bexiga, na maioria das vezes invasivos. Vale esclarecer que os tumores que se iniciam nas células que revestem a bexiga são predominantemente de três tipos, podendo ser classificados em carcinoma de células de transição, carcinoma de células escamosas e adenocarcinomas.
 

O primeiro deles é responsável pela maior parte dos casos, tendo seu início no tecido mais interno da bexiga. Já o carcinoma de células escamosas da bexiga pode ocorrer por um estímulo inflamatório crônico. Por fim, o Adenocarcinoma é aquele que começa nas células glandulares e que podem atingir a bexiga depois de longa inflamação ou irritação.
 

Para retirada do tumor de bexiga é necessário que se faça a reconstrução do trato urinário (caminho por onde a urina passa para ser eliminada), podendo ser feita uma nova bexiga com o intestino ou um tubo de intestino que comunica o ureter com o exterior do abdome (urostomia).
 

Cistectomia Robótica ou Robô-Assistida
 

O tratamento dos tumores da bexiga com cistoprostatectomia radical pelo auxílio da robótica encontra-se bastante desenvolvido em centros especializados. Através da cirurgia robótica a retirada da bexiga é realizada por pequenas incisões, o que permite que o abdômen fique fechado por mais tempo. 
 

Este procedimento minimamente invasivo permite maior liberdade dos movimentos mediante o uso do robô do que pela via laparoscópica, reduzindo ainda o sangramento e a possibilidade de transfusão sanguínea. O paciente terá uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Benefícios

  • Controle preciso dos instrumentos, pinças articuladas e delicadas que reproduzem com perfeição os movimentos da mão do cirurgião;
     

  • Ergonomia: Postura confortável e posicionamento fácil e rápido;
     

  • Resolução mais efetiva fornece imagens mais claras e melhor detalhamento dos planos dos tecidos e anatomia crítica;
     

  • Menor sangramento e menor chance de transfusão sanguínea;
     

  • Menor tempo de hospitalização;
     

  • Menos dor pós-operatória;
     

  • Melhor resultado estético;
     

  • Menor incidência de infecção de ferida operatória;
     

  • Filtração do tremor da mão humana;
     

  • Retorno mais rápido às atividades.