BARRA DA TIJUCA
Américas Medical City - Av. Jorge Cury, 550, Bloco A, Sala 381.

Tel: (21) 99702-4220 / (21)3444-5981 / (21)3444-5722 / (21)99702-4225


BOTAFOGO
Hospital Samaritano Botafogo - Rua Bambina 98

Tel.: (21) 99702-4220 /  (21)3444-1000 / (21)3444-1590 / (21)99702-4225

Procedimentos

 

+ Prostatectomia
+ Nefrectomia Parcial e Total

+ Pieloplastia

+ Adrenalectomia

+ Cistectomia

O Robô

 

O sistema utilizado – o sistema Da Vinci – é, atualmente, o único comercialmente disponível no mercado mundial e foi aprovado pelo ”Food and Drug Administration” (FDA) norte-americano em 2000.

CIRURGIA ROBÓTICA

Benefícios

 

A precisão dos movimentos e a visão 3D dos campos operatórios permitem um grande controle do procedimento.

Isso traz como benefício uma maior preservação dos tecidos durante a cirurgia como vasos sanguíneos e nervos importantes na manutenção das funções do organismo, como o controle da urina e a ereção.
 

Outra vantagem é a ergonomia e o conforto que o sistema oferece ao cirurgião, o que diminui a fadiga que poderia reduzir o seu rendimento.

 

Benefícios da cirurgia robótica:

 

  • Controle preciso dos instrumentos, pinças articuladas e delicadas que reproduzem com perfeição os movimentos da mão do cirurgião;
     

  • Ergonomia: Postura confortável e posicionamento fácil e rápido;
     

  • Resolução mais efetiva fornece imagens mais claras e melhor detalhamento dos planos dos tecidos e anatomia crítica;
     

  • Menor sangramento e menor chance de transfusão sanguínea;
     

  • Menor tempo de hospitalização;
     

  • Menos dor pós-operatória;
     

  • Melhor resultado estético;
     

  • Menor incidência de infecção de ferida operatória;
     

  • Filtração do tremor da mão humana;
     

  • Retorno mais rápido às atividades.

 

 

A Intuitive Surgical™, empresa fabricante do sistema, se pautou na ideia do departamento de defesa dos EUA na década de 80 que tinha por finalidade desenvolver um programa para realização de cirurgias remotas para os campos de batalha.

 

Esse sistema já está amplamente difundido nos EUA e Europa e, no Brasil, vários centros já dispõem dessa tecnologia. Ele permite que cirurgiões experientes em cirurgia utilizem suas habilidades em um sistema que emprega instrumentos precisos e visualização maximizada.

Esse procedimento minimamente invasivo está rapidamente ganhando popularidade como o tratamento cirúrgico mais realizado para o câncer de próstata nos Estados Unidos e Europa.

 

O robô é constituído por um console, localizado dentro ou fora da sala de cirurgia, de onde o médico controla os ”braços” do robô que ficam acoplados ao paciente através de portais (cânulas) de 8 milímetros. Do console, o cirurgião manipula os braços naturalmente posicionados aos seus olhos. Estes simulam os movimentos das mãos, punhos e dedos humanos em pinças bastante delicadas permitindo ao cirurgião realizar movimentos muito finos e precisos com as pinças robóticas.